Livros Recomendados

O Livro é muito interessante, tendo em vista, que nos faz pensar sobre a igreja de Cristo e como devemos ama-la, sendo, ela o corpo de Cristo. Também é verdade que num mundo onde a proliferação é muito grande em relação a igreja e como isso, surgem as decepções, os autores trazem abordagens relevantes para pensarmos e amarmos a verdadeira Igreja de Cristo, tendo como, base a igreja local, onde estamos inseridos.





Para muitos, é uma grande surpresa descobrir que os seguidores de Jesus Cristo são chamados de “cristãos” apenas três vezes na Bíblia. Claro, sabemos que tanto as palavras ‘cristão’ como ‘discípulo’ implicam relacionamento com Jesus. Mas, por que “discípulo radical”?

Para John Stott, a resposta é óbvia. “Existem diferentes níveis de comprometimento na comunidade cristã. O próprio Jesus ilustra isso ao explicar o que aconteceu com as sementes na Parábola do Semeador (Mt 13.3-23). A diferença está no tipo de solo que as recebeu. A semente semeada em solo rochoso ‘não tinha raiz’”.

Evitamos o discipulado radical sendo seletivos: escolhemos as áreas nas quais o compromisso nos convém e ficamos distantes daquelas nas quais nosso envolvimento nos custará muito. No entanto, como discípulos não temos esse direito.

* * *

O Discípulo Radical apresenta oito características do discipulado cristão que são comumente esquecidas, mas ainda precisam ser levadas a sério: inconformismo, semelhança com Cristo, maturidade, cuidado com a criação, simplicidade, equilíbrio, dependência e morte. Com um texto profundamente bíblico, tocante e de fácil leitura, John Stott mostra a essência do que significa ser um discípulo radical.

* * *

"O lindo chamado de Deus para sermos verdadeiros discípulos de Cristo é o assunto deste livro, que certamente será um marco em sua vida. Ao lê-lo, somos levados a passear pelas características do discipulado cristão: inconformismo, semelhança com Cristo, maturidade, cuidado com a criação, simplicidade, equilíbrio, dependência e morte.
Em uma exposição profundamente bíblica e aplicável, somos levados a refletir sobre a realidade da nossa alma, pensamentos, valores e prática cristã. John Stott se despede com este livro, afirmando ser o seu último. Talvez por este motivo ele utiliza o momento para se concentrar naquilo que é essencial na vida cristã, e o faz como alguém que busca com integridade teológica e coração ardente ser um verdadeiro discípulo de Cristo."
Ronaldo Lidório, antropólogo e missionário



Sinopse

A história da Reforma e, principalmente, a de João Calvino, em nosso dias é bem desconhecida. Verifica-se grande desinteresse na leitura assídua e criteriosa das Escrituras Sagradas, e o cristianismo perde campo no conhecimento e na divulgação da fé. O retorno a Calvino levará o cristão à leitura da Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, pois o Reformador foi o maior intérprete das Escrituras. Também levará o cristão a honrar, a respeitar e a reverenciar o Espírito Santo de Deus, pois nos fala dessa Pessoa Maravilhosa como o Professor que nos ensina na sala de aulas das páginas escriturísticas, para ali nos iluminar e nos fazer entender, realmente, o que a Palavra de Deus está dizendo.

Do Prefácio.

Dr. Hermisten Maia Pereira da Costa é ministro da Igreja presbiteriana do Brasil, intefrando a Equipe de Pastores da IP de São Benardo do Campo, SP.
Mestre e Doutor em Ciências da Religião pela UMESP, é autor de vários livros, entre os quais: Teologia do Culto, A inspiração e Inerrância das Escrituras, O pai Nosso, Raízes da Teologia Contemporânea, Cristo e a Cruz, da Cultura Cristã. É professor de Teologia Sistemática no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição e Diretor da Escola Superior de Teologia a Universidade Presbiteriana Mackenzie.





Este livro contém a visão do autor sobre o papel do protestantismo, e especialmente do Calvinismo, no desenvolvimentoda sociedade e da economia, neste período que transcorre desde o século XVI até os nossos dias. Mostra quais as heranças protestantes da democracia e da economia moderna e quais os conteúdos resultantes de outras correntes de pensamento, como o Humanismo Renascentista. Acha que os desvios e as desordens sociais e econômicas decorrem, sobretudo, do fato de que, sob a influência daquele pensamento laico, os valores sociais e econômicos se tornaram absolutos, outônomos, supremos. Ele acredita que a Democracia e a Economia devem subordinar-se à Ética para que resultem numa prática de procedimentos que conduzam ao bem dos indivíduos e da sociedade. E para ele a Ética é a Ética Cristã, a que decorre da Fé em Cristo.
André Biéler, pastor e doutor em Ciências Econômicas.


Sinopse

Esta é uma das mais preciosas dentre as inigualáveis obras dos puritanos. Watson foi um dos mais concisos, vigorosos e didáticos teólogos que fizeram da época dos puritanos o período clássico da literatura evangélica. Há uma feliz conjunção de doutrina sadia e sabedoria prática.

Da apresentação de C. H. Spurgeon

Thomas Watson (c. 1620-1686) foi pastor, pregador e autor. Estudou no Emmanuel College em Cambridge; foi por 16 anos pastor em Stephen WalBrook. Aprisionado por razões políticas em 1651, foi libertado no ano seguinte. Reinstalado em seu posto, ganhou fama como grande pregador até o início da Restauração, quando foi afastado como um não-conformista. Apesar da repressão, continua a exercer o ministério como possível. A partir da Declaração de Indulgência em 1672, obteve licença para pregar na Crosby House. Após pregar por vários anos, já sem saúde, retirou-se para Barnston, Essex onde faleceu em julho de 1686, enquanto orava.

Sinopse

Este livro resultou de uma questão prática - a dificuldade de encontrar em um mesmo volume informações biográficas detalhadas sobre todos os pioneiros da obra presbiteriana no Brasil. Existem excelentes biografias de alguns líderes, bem como livros ou artigos esparsos que abordam muitos outros, mas não uma obra abrangente em que todos estejam incluídos. O livro destina-se tanto a estudantes e pesquisadores quanto aos leitores em geral, presbiterianos ou não, que desejem conhecer melhor a história do presbiterianismo brasileiro através de seus personagens. A ênfase deste volume não é acadêmica ou analítica, e sim descritiva, como ponto de partida para estudos e críticos.
Alderi Souza de Matos (Th.D., Boston University School of Theology) é pastor, professor no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e Historiador da IPB.

Sinopse

A doutrina bíblica da salvação, que os teólogos chamam de soteriologia, apresentada a partir do ensinamento bíblico.
Anthony Andrew Hoekema (1913-1988) nasceu em Drachten, Friesland, na Holanda, e mudou-se para os Estados Unidos com a família em 1923. Serviu várias igrejas como pastor e foi também professor de Teologia Sistemática no Calvin Theological Seminary.
















“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:42-47)  Nós os cristãos estamos unidos não só por nosso compromisso com Jesus Cristo, como também por nosso compromisso com a igreja de Jesus Cristo. Precisamos ter a mesma perspectiva da igreja que Jesus tinha, e redescobrir a visão de uma igreja viva, renovada pelo Espírito Santo, tal como foi nos seus primeiros tempos. O propósito de Deus não é salvar indivíduos e perpetuar seu isolamento. Deus se propôs edificar a igreja, uma comunidade nova e redimida. Planejou-a na eternidade passada, a está levando a cabo no processo histórico do presente, e será aperfeiçoada na eternidade que virá. A igreja esta no centro do plano de salvação. Cristo morreu não só para nos redimir de toda iniqüidade, mas também para reunir e purificar para si mesmo um povo entusiasmado pelas boas obras. Assim diz a Palavra:   “O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14)  Na eternidade, Deus nos reunirá aos redimidos por Cristo como um só povo, do qual o apóstolo João teve uma antecipação extraordinária:  “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.” (Apocalipse 7:9-10) 


PLANTE IGREJAS Arival Dias Casimiro

Jesus promove o crescimento de Sua Igreja pela instrumentalidade de homens,Ele planta, edifica e revitaliza igrejas locais usando as pessoas, no livro de Atos ha dez princípios bíblicos sobre plantação  crescimento e revitalizacao da igreja, o autor explora cada um desses princípios bíblicos e desafia -nos a plantar e revitalizar igrejas locais, certamente todos os que amam ao Senhor querem ver a Igreja de Cristo crescer e multiplicar...