terça-feira, 22 de outubro de 2013

As Duas Vontades de Deus - John Piper

O pastor John Piper explica a diferença entre a vontade moral e a vontade soberana de Deus.

Eu gostaria de ajudá-lo a distinguir entre a vontade moral de Deus e sua vontade soberana. Isso lhe ajudará a entender a aparente contradição entre essas duas declarações:

1. Deus faz todas as coisas de acordo com sua vontade (vontade soberana).

 “[Deus] segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão (…)" (Daniel 4:35).

"Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou." (Salmo 115:3).

2. Algumas coisas acontecem que não são a vontade de Deus (vontade moral).

 "Mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 João 2:17), o que implica que alguns não fazem a vontade de Deus.

"[O Senhor] não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." (2 Pedro 3:9), mas alguns perecem.

Em outras palavras, a Bíblia faz uma distinção entre a vontade de Deus, entendida como o seu propósito que nunca é frustrado em nenhuma circunstância, e da vontade de Deus, entendida como sua ordem moral.

Uma das evidências mais claras da diferença entre a vontade soberana de Deus e sua vontade moral é o fato de que Deus moralmente proíbe o assassinato:

 "Não matarás o inocente" (Êxodo 23:07).

E ainda assim Ele quis o assassinato de seu filho:

 "Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.” (atos 4:27-28).

Uma das verdades mais elevadas e santas sobre Deus que nós aceitamos quando nos submetemos a verdade bíblica é que Deus não peca quando determina que o pecado exista. Isso é fundamental, porque o projeto de Deus na cruz depende disso.
Os caminhos de Deus e sua vontade são puros. Ele tem seus propósitos santos em ordenar que as coisas aconteçam.

 "Ele faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade" (Efésios 1:11).

"(…) todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo certo." (Daniel 4:37).

Nenhum comentário: