quinta-feira, 23 de junho de 2011

A Santidade de Deus


Êxodo 3.1-6; 1 Samuel 2.2; Salmos 99.1-9; Isaías 6.1-13; Apocalipse 4.1-11
A primeira oração que aprendi quando criança foi uma simples ação de gra­ças à mesa de refeições: "Deus é grande; Deus é bom; e nós lhe agradece­mos este alimento".
As duas virtudes atribuídas a Deus nesta oração, grandeza e bondade, podem ser definidas por uma única palavra bíblica — santo. Quando falamos da santidade de Deus, costumamos associá-la quase que exclusivamente com sua pureza e justiça. Certamente a idéia de santidade contém essas virtudes, mas elas não são o significado primário de santidade.
A palavra bíblica santo tem dois significados distintos. O significado primário é "separação" ou "distinção". Quando dizemos que Deus é santo, cha­mamos a atenção para a profunda diferença que existe entre ele e todas as cria­turas. Referimo-nos à majestade transcendente de Deus, sua augusta superiori­dade, em virtude do quê ele é digno de toda honra, reverência, adoração e lou­vor. Ele é "distinto" ou diferente de nós em sua glória. Quando a Bíblia fala de objetos santos, de pessoas santas ou de tempo santo, ela se refere a coisas que foram postas à parte, consagradas ou diferenciadas pelo toque de Deus sobre elas. O solo onde Moisés estava em pé, perto da sarça ardente, era um solo santo, porque Deus estava presente ali de uma maneira especial. E a proximida­de do divino que torna o ordinário subitamente extraordinário, e torna aquilo que é comum em algo incomum.
O significado secundário de santo se refere às ações puras e justas de Deus. Deus faz o que é certo. Ele nunca faz o que é errado. Deus sempre age de maneira certa porque sua natureza é santa. Assim, podemos distinguir entre a justiça interna de Deus (sua natureza santa) e a justiça externa de Deus (suas ações).
Porque Deus é santo, ele é grandioso e bom. Não há nenhum mal mistu­rado à sua bondade. Quando-somos chamados para ser santos, isso não significa que participamos da majestade divina de Deus, mas que devemos ser diferentes da nossa natureza pecaminosa normal como criaturas caídas. Somos chamados para espelhar e refletir o caráter e a atividade moral de Deus. Temos que imitar sua bondade.

Sumário
1. Santidade tem dois significados distintos: (1) "distinção" ou ser "separado" e (2) "puro e justo nas ações".

1. Distinção(majestade)


2. Pureza (justiça)




2. Somos chamados para ser santos — para refletir a justiça e a pureza de Deus

Para discussão e avaliação
1.Quais são os dois sentidos bíblicos para a palavra “santo”?
2.O que significa o primeiro?
3.O que significa o segundo?
4.Deus nos pede coisas impossíveis de se realizarem? Então qual é o verdadeiro significado da exortação bíblica para sermos santos? Nós podemos ser realmente santos nesta vida?
5.Que conseqüências a compreensão da santidade de Deus pode trazer para a vida prática do cristão?
6.A santidade de Deus está relacionada com a exclusividade que Ele exige de todos os seus filhos: "Não terás outros deuses diante de mim..."(Êx 20.3)? Porquê?
7.É verdadeira a afirmação que "somente um povo santo andará com o Senhor"? Sim, não, por quê?

Nenhum comentário: